“Uma Nutricionista, vários idosos, mais vida com qualidade”

O papel de um nutricionista numa IPSS, em Portugal, tendo vindo a evoluir nos últimos anos. Originalmente a sua presença por não ser de caráter obrigatório, era quase rara. Por teimosia de alguns colegas que insistiram em mostrar que podíamos e devíamos fazer a diferença também nestas Instituições, hoje em dia este serviço é cada vez mais comum, e felizmente cada vez mais reconhecido como contributo importante quer para a gestão das Instituições, como para a saúde dos seus utentes.

A multiplicidade das intervenções do nutricionista vai desde a aquisição de géneros alimentares, passando pelo acompanhamento na confeção/distribuição das refeições, até a elaboração de planos alimentares individualizados, sempre que tal seja necessário. No entanto, o plano de ementas é a parte mais visível e com maior impacto do nosso trabalho e a génese de todas as fases inerentes ao processo de produção de refeições. Por isso, esta deve ser elaborada tendo em conta os hábitos alimentares da população a quem se dirige, a faixa etária, as necessidades energéticas e nutricionais, e as limitações fisiológicas dos utentes; e ainda os recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis na Instituição.

Assim, este espaço será utilizado para vos mostrar a minha intervenção na IPSS, Casa do Povo. Aqui serão publicados os planos de ementa para os Centros Comunitários de Felgueiras e São Romão, e futuramente para a creche “O Miminho”, textos sobre Nutrição no Idoso e na Criança, e atividades dinamizadas por mim na Instituição.Garantindo desde já que a minha Intervenção terá sempre por objetivo melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes através do fornecimento de uma Alimentação Saudável, completa, variada e equilibrada. Tendo ainda em linha de conta os gostos e necessidades específicas dos nossos utentes. Por isso quando analisar uma ementa pense, que por detrás de um prato escolhido, estarão com certeza vários critérios de equilíbrio nutricional, mas também pode estar o pedido ou opinião, do seu familiar, ou de um dos nossos colaborados, que tão bem conhecem os utentes.

 

 

A Nutricionista,

Andreia Borges CP2435N

CASA DO POVO

de Resende

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now